O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde
escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma
população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos
escravos.
Os escravos serviam para fazer os trabalhos pesados que o homem branco
não realizava, eles não tinham condições dignas de vida, eram
maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram
castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas,
onde dormiam no chão de terra batida.
O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito
racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além
desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas,
além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da
importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo
brasileiro e da cultura do nosso país.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Graduada em Pedagogia
fonte
http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-nacional-da-consciencia-negra.htm
Atividade:
1 Quem foi Zumbi ?
2 O que era Quilombo?
3 Em que ano acabou a escravidão no Brasil?
4 O que é racismo ?
5 Como combater o preconceito ?