Páginas

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Carta de Despedida dos alunos do 5° ano


Atividade: Fazer uma carta de despedida, citando diversos momentos e lembranças que o aluno, do 5° ano do ensino fundamental, teve durante o período que estudou na escola Porto Rico.

Objetivos: Treinar a leitura, escrita, digitação e ortografia. Deixar uma mensagem para todos da escola. Relembrar os valores e o respeito com as pessoas.

Metodologia: Atividade com abordagem instrucionista (computador é usado como máquina de
ensinar, usados como forma automatizar a informação dos métodos de ensino tradicionais. Mas na prática o professor passa instruções para o aluno, que por sua vez faz uma interação com o computador através de perguntas e respostas ). A pesquisa é baseada nas lembranças e no sentimento dos alunos. A escrita é interessante responder algumas perguntas elaboradas abaixo, mas livre para expor a criatividade e novos assuntos.

Procedimentos:
  1. Ligar o computador
  2. Abrir o LibreOffice Writer (menu iniciar LE >> item Escritório >> Editor de Texto)
  3. Colocar o cabeçalho de identificação, inserir título e digitar o texto em forma de redação
  4. Solicitar ao professor ajuda quando tiver dúvida de escrita/ortografia
  5. Ao terminar, revisar o texto e fazer as correções
  6. Antes de finalizar, solicitar ao professor, o local onde salvar o arquivo

Recursos Pedagógicos: Data Show e computadores da sala de informática

Tempo de atividade: 60 minutos

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Escola Classe 01 do Porto Rico
Nome do aluno:
Professor:
Turma: 5°ano A/B/C
data: ___/___/______

Título: Carta de Despedida da Escola

  1. Descreva o ano em que você chegou na escola. Lembra qual era a turma?
  2. Você já reprovou alguma vez ou sempre passou de ano?
  3. Qual foi aquele momento/evento/atividade na escola que você gostou muito?
  4. Qual o lugar da escola que você mais gosta?
  5. Quem são os seus principais amigos?
  6. Qual foi o professor mais legal da escola ?
  7. Qual a disciplina que você mais gosta? (Matemática/Ciências/Português/Artes/Educação Física, Artes, Informática, Aula de Reforço)
  8. E sobre essa disciplina escolhida, qual a parte do conteúdo que você ficou mais interessado?
  9. O que deveria ter na escola em 2017 (que ainda não tem) ?
  10. Qual foi o lanche mais gostoso?
  11. Quando você está em casa, o que você costuma fazer?
  12. Qual profissão você deseja ter no futuro?
  13. Qual o sonho que você tem na vida?
  14. Como seria o mundo mais feliz para você?
  15. Faça uma frase de final de despedida