Páginas

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Carta de Despedida dos alunos do 5° ano


Atividade: Fazer uma carta de despedida, citando diversos momentos e lembranças que o aluno, do 5° ano do ensino fundamental, teve durante o período que estudou na escola Porto Rico.

Objetivos: Treinar a leitura, escrita, digitação e ortografia. Deixar uma mensagem para todos da escola. Relembrar os valores e o respeito com as pessoas.

Metodologia: Atividade com abordagem instrucionista (computador é usado como máquina de
ensinar, usados como forma automatizar a informação dos métodos de ensino tradicionais. Mas na prática o professor passa instruções para o aluno, que por sua vez faz uma interação com o computador através de perguntas e respostas ). A pesquisa é baseada nas lembranças e no sentimento dos alunos. A escrita é interessante responder algumas perguntas elaboradas abaixo, mas livre para expor a criatividade e novos assuntos.

Procedimentos:
  1. Ligar o computador
  2. Abrir o LibreOffice Writer (menu iniciar LE >> item Escritório >> Editor de Texto)
  3. Colocar o cabeçalho de identificação, inserir título e digitar o texto em forma de redação
  4. Solicitar ao professor ajuda quando tiver dúvida de escrita/ortografia
  5. Ao terminar, revisar o texto e fazer as correções
  6. Antes de finalizar, solicitar ao professor, o local onde salvar o arquivo

Recursos Pedagógicos: Data Show e computadores da sala de informática

Tempo de atividade: 60 minutos

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Escola Classe 01 do Porto Rico
Nome do aluno:
Professor:
Turma: 5°ano A/B/C
data: ___/___/______

Título: Carta de Despedida da Escola

  1. Descreva o ano em que você chegou na escola. Lembra qual era a turma?
  2. Você já reprovou alguma vez ou sempre passou de ano?
  3. Qual foi aquele momento/evento/atividade na escola que você gostou muito?
  4. Qual o lugar da escola que você mais gosta?
  5. Quem são os seus principais amigos?
  6. Qual foi o professor mais legal da escola ?
  7. Qual a disciplina que você mais gosta? (Matemática/Ciências/Português/Artes/Educação Física, Artes, Informática, Aula de Reforço)
  8. E sobre essa disciplina escolhida, qual a parte do conteúdo que você ficou mais interessado?
  9. O que deveria ter na escola em 2017 (que ainda não tem) ?
  10. Qual foi o lanche mais gostoso?
  11. Quando você está em casa, o que você costuma fazer?
  12. Qual profissão você deseja ter no futuro?
  13. Qual o sonho que você tem na vida?
  14. Como seria o mundo mais feliz para você?
  15. Faça uma frase de final de despedida


terça-feira, 26 de maio de 2015

Atividade 2 de Informática 2015

Leia e observe a tirinha do Menino Maluquinho:


Abrir o LibreOffice Writer (Editor de Texto) e digitar o texto da tirinha em forma de parágrafo obedecendo a pontuação e acentuação.

Não esquecer do cabeçalho e dados do aluno


Atenção Alunos, você deve digitar no comentário desse blog.
Clique em "Adicionar um comentário"
Digite:

Escola Classe 01 do Porto Rico
Aluno:
Turma:
Data:


Bocão, você sabe dizer quem é o presidente do Brasil?
Aquele...

Selecionar "comentar como: Anônimo"
Depois clique em "Publicar"
Vai aparecer um texto: " "
Selecione a caixinha: ""
Clique novamente em "Publicar"



segunda-feira, 17 de novembro de 2014

20/11/2014 Dia Nacional Da Consciência Negra

No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.

Os escravos serviam para fazer os trabalhos pesados que o homem branco não realizava, eles não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde dormiam no chão de terra batida.
 

O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

fonte  
http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-nacional-da-consciencia-negra.htm

Atividade:

1 Quem foi Zumbi ?

2 O que era Quilombo? 

3 Em que ano acabou a escravidão no Brasil?

4 O que é racismo ?

5 Como combater o preconceito ?




segunda-feira, 22 de setembro de 2014

22/09/2014 - Atividade sobre Eleições

Eleições 2014

O 1º turno das eleições irá ocorrer no dia 5 de outubro e o
2º turno no dia 26 de outubro de 2014.
O pleito vai eleger o presidente e vice-presidente da República, deputados federais, senadores, governadores e vice-governadores, deputados estaduais; o governador e vice-governador do Distrito Federal e os deputados do Distrito Federal.

O TSE disponibilizou um simulador de votação para que os eleitores aprendam a utilizar a urna, vamos acessar ?
 http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2014/simulador-de-votacao/

Atividade:
Vamos instalar o programa:  ApertaQuem
http://apertaqual.com/2010/09/01/apertaquem-1-0/

ApertaQuem é uma urna eletrônica educativa para realizar simulações de eleição em ambientes escolares, exclusivamente. Conheça as funções:
- Cadastro de candidatos com foto, nome, informação adicional e número.
- Utilização de webcam (se instalada) para capturar foto.
- Impressão de relatório em PDF.
- Botões CONFIRMA, BRANCO E CORRIGE.

Depois de instalar vamos cadastrar os alunos que serão os candidatos da nossa urna da Escola. Devemos colocar uma foto e os dados de cada candidato, principalmente o número.

Em seguida podemos dar início ao nosso processo eleitoral.

Boa sorte aos candidatos!

22/09/2014 - Pesquisa sobre os 3 poderes do governo Legislar significa

Abrir o Google e pesquisar sobre o seguintes itens:

  • Poder Judiciário
  • Poder Legislativo
  • Poder Executivo
Após a pesquisar abrir o Editor de Texto
LE >> Ferramentas de Produtividade >> Editor de Texto LibreOffice Writer

Colocar nome, turma e data
Digitar o significado dos temas da pesquisa

Depois salvar o documento
Clicar no menu Arquivo >> Salvar Como... >> alterar nome do arquivo para SeuNomeTurma.odt e depois clicar no botão salvar.

Na sua resposta do Poder Judiciário deve conter :
  1. Exercido por quem ?
  2. Julgar o que ?
  3. Baseado em que ?
  4. Qual instrumento utilizado para tramitar solucionar diversas situações?
  5. Quais órgãos são responsáveis pelo funcionamento do poder judiciário ?
  6. O que é advogado e pra que serve ?

Na sua resposta do Poder Legislativo deve conter :
  1. Legislar significa ?
  2. O poder legislativo fiscaliza qual outro poder ?
  3. O Poder Legislativo deve ser composto pelos ?
  4. Qual principal atribuição do Deputado Federal ?
  5. Qual principal atribuição do Senador ?
  6. Como funciona O Poder Legislativo Estadual e Distrital ?
  7. Como funciona O Poder Legislativo Municipal ?
Na sua resposta do Poder Executivo deve conter :
  1. O Poder Executivo tem a função de executar ?
  2. O poder executivo é representado, a nível nacional, pelo?
  3. O Pode executivo é organizado em três esferas, as quais são lideradas por um representante. Quem são?
  4. Como funciona O Poder Executivo Federal ?
  5. Como funciona O Poder Executivo Estadual e Distrital ?
  6. Como funciona O Poder Executivo Municipal ?

22/09/2014 - Atividade sobre Romero Britto

Romero Britto

Pintor Romero Britto nasceu em 06 de outubro de 1963. Ele começou sua carreira aos 18 anos em Pernambuco.

Atividade

Pesquisar obra no link sobre Romero Brito.
http://www.britto.com/portuguese/front/portraits


Colocar no comentário:

Escreve nome e turma e nome da obra, além disso explicar o porque escolheu esse retrato.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Curso de Digitação Klavaro

Klavaro - Curso de Digitação

Escrito por Mundo Ubuntu em .
Klavaro DigitaçãoKlavaro é um dos melhores cursos para o ensino das  técnicas de digitação! Você irá aprender a digitar corretamente, pois de forma muito bem ilustrada, apresenta imagens mostrando o correto posicionamento das mãos e dedos sobre o teclado. 

Infelizmente muita gente não percebe que a correta digitação é muito importante. Muitos alunos nos cursos de informática ignoram por completo o curso de digitação, que é a primeira etapa para quem deseja digitar rápido e de forma precisa. Antigamente existiam os cursos de datilografia, em que os alunos aprendiam as técnicas em máquinas de escrever manuais ou elétricas, pois o mercado de trabalho exigia que o candidato soubesse datilografar com postura correta, rápido e com o menor número de erros possível.

Ele possui 5 etapas:  
1ª)- Aprenda a digitar corretamente;
2ª)- Primeiros passos com treinamento inicial;
3ª)- Pratique com teclas aleatórias;  
4ª)- Pratique com palavras aleatórias e  
5ª)- Pratique com textos completos.

Imagens

Klavaro     Klavaro 
Klavaro     Klavaro

klavaro é tradução de "teclado" em esperanto, com intuito de oferecer um programa simples e completo de digitação para o Linux e também no Windows.