O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde
escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma
população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos
escravos.
Os escravos serviam para fazer os trabalhos pesados que o homem branco
não realizava, eles não tinham condições dignas de vida, eram
maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram
castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas,
onde dormiam no chão de terra batida.
O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito
racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além
desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas,
além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da
importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo
brasileiro e da cultura do nosso país.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Graduada em Pedagogia
fonte
http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-nacional-da-consciencia-negra.htm
Atividade:
1 Quem foi Zumbi ?
2 O que era Quilombo?
3 Em que ano acabou a escravidão no Brasil?
4 O que é racismo ?
5 Como combater o preconceito ?
davi 5a
ResponderExcluir1 resistencia negra a escravidão na epoca do brasil colonial foi lider do quilonbo dos .
2comunidade livre escravos engenheiros
3 1888
4 chingar os outros de preto e de branco
5 ficar de olho no amigo para nao chingar os outros
joao vito 5ano
ResponderExcluirRESPOSTA;FOI UM DOS PALMARES REPRESENTANTES DA RESISTENSIA NEGRA A ESCRAVIDAO
RESPOsta:foi no brasil quilonbo ganhou o sentido de comunidaes autonomas
resposta:1888
resposta:pesoa que é preconseitosa
resposta:e so agente nao xingar eles
daniel galvao dos samtos 5-ano a
ResponderExcluir1-zumbi dos palmares foi o lider que libertou todos os negrosdaescravidao
2-era um local de refugio dos negros no brasil
3-en 13 de maio de 1888 a princesa isabel asinou li auria no brasil
4- racismo e a coisa que aspesoas chamao as outras pesoas de negros ou de branquelos
5-nao ter mais racismos no mumdo
4-racismo e uma coisa que as pesoas quando uma pesoa nega outra
nome:kamille vitoria turma:5anoa
ResponderExcluir1-representante da resistencias negra a escravidao na epoca do brasil colonial. foi lider do quilonbo dos paumares.
2-comunidade livre formada por escravos fugitivos dos egenhos
3-1888.
4-racismo é chingar as pesoas de apelidos ruin
5-protege as pesoas e nao dexa chingar .
Samuel Wallacy 5°b
Excluir1- Quem foi o zumbi ? ele era o lider Quilombo dos palmares
2- O que era quilombos ? era um grupos de negros refugiados
3- em que ano acabou a escravidao no brasil? 1888
4- o que e racismo ? gente que tem preconceito com a cor do outro
5- Como combater o preconceito? nao fazer piadas da cor dos outros
nome;kauã
ResponderExcluirturma;5anoB
1-zumbi foi o lider dos palmares
2-os escravo fujiam da fazenda,, e se abrigava nos quilombos
3-13 de maio de1888
4-uma maneira de descriminar uma pessoa
5-educar nossos filhos da maneira certa
Nome:Yasmim
ResponderExcluirTurma:5anoB
1- líder do quilombo dos palmares
2-um lugar onde os escravos se escondia dos brancos
3-1888
4-é colocar apelidos nos outros
5-para de chincar os outros
Vinicius 5ºb 1-lider dos Quilombos
ResponderExcluir2-O Quilombo era uma loclidade situada na serra da barriga
3-1878
4-Falar mal das pessoas
5-Protege a pessoas e nuca chingar bater
Nome: Sadson
ResponderExcluirTurma: 5º ano B
1-ele foi o lide do Quilombo dos palmares
2-localidade situada na serra da barriga onde escravo se refugiavam
3-em 1888 acabou a escravidão
4-xingar as pessoas de nome que eles não gostam
5-ter mais respeito e ter uma amizade segura
nome:Guilherme Turma:5 ano B
ResponderExcluir1-Zumbi foi líder do quilombo dos palmares
2-o quilombo era localidade situada na Serra da barriga onde os escravos se refugiavam
3-1888
4-se todos açeitarem a cor de cada um
5-se o racismo acabar não haverá preconceito
nome:Pablo cauã
ResponderExcluirturma;5 ano b
data;17/11/14
1-zumbi dos palmares foi o líder do quilombo dos palmares
2- era um local de refugio dos negros
3-em 13 1888 a Princesa Isabel assinou a lei ária
4-racismo é a coisa que as pessoas chamam a outra de negro ou brancos
5-não ter mais racismo no brasil
NOME:ANA PAULA TURMA :5 ANO B
ResponderExcluir1 ZUMBI FOI LÌDER DO QUILOMBO DOS PALMARES
2 O QUILOMBO ERA UMA LOCALIDADE SITUADA DA SERRA DA BARRIGA A ONDE,OS ESCRAVOS SE REFUGIA
3 1.888
4 O RACISMO È FALAR O DEFEITO DAS PESSOAS
5 COMO A CABA O RACISMO RESPEITO COM AS PESSOAS DA FORMA QUE ELA E
ExcluirNome:Kailanne
ResponderExcluirTurma:5°B
1:o líder do quilombo dos palmares
2: O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.
3:1888
4:racismo e dar apelidos ruins para as pessoas
5:defender e não deixarem xingar
nome:Lauany turma:5 ano b
ResponderExcluir1-O líder do Quilombo dos palmares.
2-O Quilombo era uma localidade situada serra barriga onde os escravos se refugiavam.
3-1888
4-É o preconceito e é quando a pessoa não aceita a outra como ela é.
5-Aprender a aceitar o outro do jeito que ele é.
Nome:Ana Angelica
ResponderExcluirTurma:5ºb
1) Zumbi foi o lide dos quilombos dos palmares
2) O quilombo era uma localidade situada na Serra da barriga onde os escravos se refugiavam.
3) em 1888
4) racismo e xingar! de apelidos que a pessoa não goste.
5) parar de colocar apelidos nos outros.
1) zumbi foi o maior lider de quilombos.
ResponderExcluir2) quilombo era a localidade que os escravos se escondiam dos brancos.
3)em1888
4) racismo e uma pessoa xingar a outra.
5) parar de xingar não deixar as pessoas te machucarem
nome:Leticia
turma:5ºB
+nome; manasse turma :5b
ResponderExcluir1- zumbi foi lider dos quilombolas
2-lugar onde os negros se refugiavam
3-acabou em 1888
4-a pessoa xingar a outra
5-respeitar mais os outros
nome:Murilo
ResponderExcluirturma:5 ano b
1-zumbi foi um lide de dos Palmares
2-quilombo era uma localidade situada na serra da barriga onde escravos se refugiavam
3-1888
4-o Racismo e xingar pessoas negras
5-não ligar pra quelas pessoas que estão xingando
1-o líder do quilombo dos palmares
ResponderExcluir2-o quilombo era uma localidade situada na serra da barriga,onde escravos se refugiavam
3-1888
4-racismo e xingamento que você faz com o outro
5-para combater o preconceito e só não fazer piadas de mal gosto
nome:Marcelo
turma:5 ano B
nome:joão
ResponderExcluir5anoB
1 zumbi dos palmares foi o lide que libertou todos os negros
2 era um local de refugio dos negros no Brasil
3 1888.
4 racismo e xingar as pessoas
5 proteger as e não deixar xingar
]
Nome: Miriely Caldas
ResponderExcluirTurma: 5 ano B
Data:17/11/2014
1-Zumbi dos Palmares,Foi o principal representante é lider dos quilombos dos palmares,resistência negra dà escravidão na época do Brasil Colonial.
2-Quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam
3-Somente no final do século XIX é que a escravidão foi mundialmente proibida. Aqui no Brasil, sua abolição se deu em 13 de maio de 1888 com a promulgação da Lei Áurea, feita pela Princesa Isabel.
4-Racismo é uma maneira de discriminar as pessoas baseada em motivos raciais
5-Agente pode ter uma forma de carinho com as pessoas por que racismo é besteira,bobagem.
nome:deyvid
ResponderExcluir5anoB
1.zumbi foi líder dos quilombo dos palmares
2.o quilombo era localizada situada na serra da barriga onde os escravos
se refugiavam
3.1888
4.se todos aceitarem a cor de cada um
5.se o racismo acabar não haverá preconceito
nome.brenda
ResponderExcluirturma.5b
1.líder dos quilombos dos palmares
2. O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.
3.1888
4.e da apelidos as pessoas.
5.para de xinga as pessoas
Nome:Beatriz
ResponderExcluirturma:5ºb
1 Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
2 O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga. onde os escravos refugiavam.
3 em 1888
4 respeito enquanto pessoas, humanas.
5 os escravos serviam para trabalha com negras e bracos.
nome:Paulo André
ResponderExcluirturma:5b
1- zumbi dos palmares foi o líder do quilombo dos palmares
2- o quilombo era uma serra a onde se refugiavam
3chaman- a escravidão a buliram em 1888.
4-racis e quando uma pessoa chama a outra de magrelo,carvão, e neguin.
5-pra combater o preconceito nuca xinga os outros nuca bater nos outros só porque e negro.
Nome:Paloma beatriz
ResponderExcluirTurma:5b e
1- zumbi dos palmares foi o lider que libertou os escravos
2 quilombo e o nome dado no brasil aos locais de refugio dos escravos fugitivos de engenhos
3em 13 de maio de1888
4o racismo e quando uma pessoa chama a outra de goda, magro,quatro olho ,cabeçao,e de bombril
5 parando de xinga a outra pessoa ter mas respeito.os outros tem que te aceita do jeito que vc e pode ser gordo magronegro brago o que for mas ter respeito um aos outros
NOME:PEDRO H RIBEIRO TURMA:5B
ResponderExcluir1-Zumbi líder do quilombo dos palmares.
2-quilombo é uma localidade situada na serra da bariga onde os escravos se refugiavam.
3-em 1888
4-xingar,bater e fazer buulyng.
5-não xingar e não bater.
Nome;Emilly turma:5 ano B
ResponderExcluir1-o lider do quilombo dos palmares
2-o Quilombo era uma localidade na situada na serra da barriga, onde escravos se refugia
3- 1888
4-Eo preconceito com os negro
5- E marcado pela luta contra o preconceito racial, contra inferioridade da classe parente a sociedadi.
nome:lucas
ResponderExcluir5anoB
1 - Zumbi foi líder do Quilombo dos palmares
2 - era um local de refugio dos negros
3 - em 13 de maio de 1888 a princesa isabel no Brasil
4 - racismo é a coisa que as pessoas brancas tem
5- só alguns brancos que não tem racismo