Páginas

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

20/11/2014 Dia Nacional Da Consciência Negra

No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.

Os escravos serviam para fazer os trabalhos pesados que o homem branco não realizava, eles não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde dormiam no chão de terra batida.
 

O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

fonte  
http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-nacional-da-consciencia-negra.htm

Atividade:

1 Quem foi Zumbi ?

2 O que era Quilombo? 

3 Em que ano acabou a escravidão no Brasil?

4 O que é racismo ?

5 Como combater o preconceito ?




30 comentários:

  1. davi 5a
    1 resistencia negra a escravidão na epoca do brasil colonial foi lider do quilonbo dos .
    2comunidade livre escravos engenheiros
    3 1888
    4 chingar os outros de preto e de branco
    5 ficar de olho no amigo para nao chingar os outros

    ResponderExcluir
  2. joao vito 5ano

    RESPOSTA;FOI UM DOS PALMARES REPRESENTANTES DA RESISTENSIA NEGRA A ESCRAVIDAO

    RESPOsta:foi no brasil quilonbo ganhou o sentido de comunidaes autonomas

    resposta:1888

    resposta:pesoa que é preconseitosa

    resposta:e so agente nao xingar eles

    ResponderExcluir
  3. daniel galvao dos samtos 5-ano a
    1-zumbi dos palmares foi o lider que libertou todos os negrosdaescravidao

    2-era um local de refugio dos negros no brasil

    3-en 13 de maio de 1888 a princesa isabel asinou li auria no brasil

    4- racismo e a coisa que aspesoas chamao as outras pesoas de negros ou de branquelos

    5-nao ter mais racismos no mumdo

    4-racismo e uma coisa que as pesoas quando uma pesoa nega outra

    ResponderExcluir
  4. nome:kamille vitoria turma:5anoa
    1-representante da resistencias negra a escravidao na epoca do brasil colonial. foi lider do quilonbo dos paumares.
    2-comunidade livre formada por escravos fugitivos dos egenhos
    3-1888.
    4-racismo é chingar as pesoas de apelidos ruin
    5-protege as pesoas e nao dexa chingar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel Wallacy 5°b

      1- Quem foi o zumbi ? ele era o lider Quilombo dos palmares

      2- O que era quilombos ? era um grupos de negros refugiados

      3- em que ano acabou a escravidao no brasil? 1888

      4- o que e racismo ? gente que tem preconceito com a cor do outro

      5- Como combater o preconceito? nao fazer piadas da cor dos outros

      Excluir
  5. nome;kauã
    turma;5anoB
    1-zumbi foi o lider dos palmares
    2-os escravo fujiam da fazenda,, e se abrigava nos quilombos
    3-13 de maio de1888
    4-uma maneira de descriminar uma pessoa
    5-educar nossos filhos da maneira certa

    ResponderExcluir
  6. Nome:Yasmim
    Turma:5anoB
    1- líder do quilombo dos palmares
    2-um lugar onde os escravos se escondia dos brancos
    3-1888
    4-é colocar apelidos nos outros
    5-para de chincar os outros

    ResponderExcluir
  7. Vinicius 5ºb 1-lider dos Quilombos
    2-O Quilombo era uma loclidade situada na serra da barriga
    3-1878
    4-Falar mal das pessoas
    5-Protege a pessoas e nuca chingar bater

    ResponderExcluir
  8. Nome: Sadson
    Turma: 5º ano B
    1-ele foi o lide do Quilombo dos palmares
    2-localidade situada na serra da barriga onde escravo se refugiavam
    3-em 1888 acabou a escravidão
    4-xingar as pessoas de nome que eles não gostam
    5-ter mais respeito e ter uma amizade segura

    ResponderExcluir
  9. nome:Guilherme Turma:5 ano B
    1-Zumbi foi líder do quilombo dos palmares
    2-o quilombo era localidade situada na Serra da barriga onde os escravos se refugiavam
    3-1888
    4-se todos açeitarem a cor de cada um
    5-se o racismo acabar não haverá preconceito

    ResponderExcluir
  10. nome:Pablo cauã
    turma;5 ano b
    data;17/11/14
    1-zumbi dos palmares foi o líder do quilombo dos palmares
    2- era um local de refugio dos negros
    3-em 13 1888 a Princesa Isabel assinou a lei ária
    4-racismo é a coisa que as pessoas chamam a outra de negro ou brancos
    5-não ter mais racismo no brasil

    ResponderExcluir
  11. NOME:ANA PAULA TURMA :5 ANO B
    1 ZUMBI FOI LÌDER DO QUILOMBO DOS PALMARES
    2 O QUILOMBO ERA UMA LOCALIDADE SITUADA DA SERRA DA BARRIGA A ONDE,OS ESCRAVOS SE REFUGIA
    3 1.888
    4 O RACISMO È FALAR O DEFEITO DAS PESSOAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 5 COMO A CABA O RACISMO RESPEITO COM AS PESSOAS DA FORMA QUE ELA E

      Excluir
  12. Nome:Kailanne
    Turma:5°B
    1:o líder do quilombo dos palmares
    2: O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.

    3:1888
    4:racismo e dar apelidos ruins para as pessoas
    5:defender e não deixarem xingar

    ResponderExcluir
  13. nome:Lauany turma:5 ano b
    1-O líder do Quilombo dos palmares.
    2-O Quilombo era uma localidade situada serra barriga onde os escravos se refugiavam.
    3-1888
    4-É o preconceito e é quando a pessoa não aceita a outra como ela é.
    5-Aprender a aceitar o outro do jeito que ele é.

    ResponderExcluir
  14. Nome:Ana Angelica

    Turma:5ºb

    1) Zumbi foi o lide dos quilombos dos palmares
    2) O quilombo era uma localidade situada na Serra da barriga onde os escravos se refugiavam.
    3) em 1888
    4) racismo e xingar! de apelidos que a pessoa não goste.
    5) parar de colocar apelidos nos outros.

    ResponderExcluir
  15. 1) zumbi foi o maior lider de quilombos.

    2) quilombo era a localidade que os escravos se escondiam dos brancos.

    3)em1888

    4) racismo e uma pessoa xingar a outra.

    5) parar de xingar não deixar as pessoas te machucarem

    nome:Leticia
    turma:5ºB

    ResponderExcluir
  16. +nome; manasse turma :5b
    1- zumbi foi lider dos quilombolas
    2-lugar onde os negros se refugiavam
    3-acabou em 1888
    4-a pessoa xingar a outra
    5-respeitar mais os outros

    ResponderExcluir
  17. nome:Murilo
    turma:5 ano b
    1-zumbi foi um lide de dos Palmares
    2-quilombo era uma localidade situada na serra da barriga onde escravos se refugiavam
    3-1888
    4-o Racismo e xingar pessoas negras
    5-não ligar pra quelas pessoas que estão xingando




    ResponderExcluir
  18. 1-o líder do quilombo dos palmares
    2-o quilombo era uma localidade situada na serra da barriga,onde escravos se refugiavam
    3-1888
    4-racismo e xingamento que você faz com o outro
    5-para combater o preconceito e só não fazer piadas de mal gosto
    nome:Marcelo
    turma:5 ano B

    ResponderExcluir
  19. nome:joão
    5anoB
    1 zumbi dos palmares foi o lide que libertou todos os negros
    2 era um local de refugio dos negros no Brasil
    3 1888.
    4 racismo e xingar as pessoas
    5 proteger as e não deixar xingar
    ]

    ResponderExcluir
  20. Nome: Miriely Caldas
    Turma: 5 ano B
    Data:17/11/2014

    1-Zumbi dos Palmares,Foi o principal representante é lider dos quilombos dos palmares,resistência negra dà escravidão na época do Brasil Colonial.

    2-Quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam

    3-Somente no final do século XIX é que a escravidão foi mundialmente proibida. Aqui no Brasil, sua abolição se deu em 13 de maio de 1888 com a promulgação da Lei Áurea, feita pela Princesa Isabel.

    4-Racismo é uma maneira de discriminar as pessoas baseada em motivos raciais

    5-Agente pode ter uma forma de carinho com as pessoas por que racismo é besteira,bobagem.

    ResponderExcluir
  21. nome:deyvid
    5anoB
    1.zumbi foi líder dos quilombo dos palmares
    2.o quilombo era localizada situada na serra da barriga onde os escravos
    se refugiavam
    3.1888
    4.se todos aceitarem a cor de cada um
    5.se o racismo acabar não haverá preconceito

    ResponderExcluir
  22. nome.brenda
    turma.5b
    1.líder dos quilombos dos palmares
    2. O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.
    3.1888
    4.e da apelidos as pessoas.
    5.para de xinga as pessoas

    ResponderExcluir
  23. Nome:Beatriz
    turma:5ºb
    1 Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
    2 O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga. onde os escravos refugiavam.
    3 em 1888
    4 respeito enquanto pessoas, humanas.
    5 os escravos serviam para trabalha com negras e bracos.

    ResponderExcluir
  24. nome:Paulo André
    turma:5b
    1- zumbi dos palmares foi o líder do quilombo dos palmares
    2- o quilombo era uma serra a onde se refugiavam
    3chaman- a escravidão a buliram em 1888.
    4-racis e quando uma pessoa chama a outra de magrelo,carvão, e neguin.
    5-pra combater o preconceito nuca xinga os outros nuca bater nos outros só porque e negro.

    ResponderExcluir
  25. Nome:Paloma beatriz
    Turma:5b e
    1- zumbi dos palmares foi o lider que libertou os escravos

    2 quilombo e o nome dado no brasil aos locais de refugio dos escravos fugitivos de engenhos
    3em 13 de maio de1888
    4o racismo e quando uma pessoa chama a outra de goda, magro,quatro olho ,cabeçao,e de bombril
    5 parando de xinga a outra pessoa ter mas respeito.os outros tem que te aceita do jeito que vc e pode ser gordo magronegro brago o que for mas ter respeito um aos outros

    ResponderExcluir
  26. NOME:PEDRO H RIBEIRO TURMA:5B
    1-Zumbi líder do quilombo dos palmares.
    2-quilombo é uma localidade situada na serra da bariga onde os escravos se refugiavam.
    3-em 1888
    4-xingar,bater e fazer buulyng.
    5-não xingar e não bater.

    ResponderExcluir
  27. Nome;Emilly turma:5 ano B
    1-o lider do quilombo dos palmares
    2-o Quilombo era uma localidade na situada na serra da barriga, onde escravos se refugia
    3- 1888
    4-Eo preconceito com os negro
    5- E marcado pela luta contra o preconceito racial, contra inferioridade da classe parente a sociedadi.

    ResponderExcluir
  28. nome:lucas
    5anoB
    1 - Zumbi foi líder do Quilombo dos palmares
    2 - era um local de refugio dos negros
    3 - em 13 de maio de 1888 a princesa isabel no Brasil
    4 - racismo é a coisa que as pessoas brancas tem
    5- só alguns brancos que não tem racismo

    ResponderExcluir